domingo, 1 de março de 2015

Minhas Lembranças de Leonard Nimoy

Texto traduzido do original My Memories of Mr. Leonard Nimoy, escrito em inglês.

"Spock, quem?"
seria minha resposta se você mencionasse o meio-Vulcano, meio-humano, de orelhas pontudas, personagem de Star Trek. No entanto, se "Leonard Nimoy" fosse ouvido eu saberia exatamente de quem você estaria falando...
Como pode ver, diferente de basicamente todas as pessoas da Terra, eu não conheci Leonard Nimoy como o Sr. Spock. Eu se quer sabia quem o Sr. Spock viria a ser... 
"Oh, Daniella! Sua ignorante da cultura pop! Como você sabia quem era o Leonard Nimoy, então?"
Na verdade não lembro bem de onde o conheci. Ele era, para mim, considerado um dos atores mais importantes de "antigamente", mesmo que eu não reconhecesse a maioria de seus trabalhos.
Lembro de achar que era importante saber sua data de aniversário e poder reconhecê-lo caso o visse na TV.
Não me recordo da naturalidade de tais fatos porque tudo aconteceu anos atrás, nos primeiros momentos de minha adolescência... Mas lembro de vê-lo em Os Simpsons (e Futurama) e literalmente bater palmas porque estava vendo Leonard Nimoy!! Agora eu pergunto à mim mesma: "Como eu não soube sobre o Spock antes???"
Por "antes" quero dizer "naquela época". Na verdade "conheci" Spock interpretado por Zachary Quinto, acredite ou não... NO ANO PASSADO!
"OMG, DANIELLA! VOCÊ ESTAVA EM COMA OU O QUÊ???"
Não fiquem tão surpresos ou preocupados! Quando disse que conheci o personagem no ano passado, quis dizer que o vi num filme pela primeira vez, não que eu não fazia nenhuma ideia de quem ele era. Eu sabia que Spock era personagem em "alguma série", e acho que "àquela altura" já havia chegado à mim que Leonard Nimoy o tinha interpretado, mas meu conhecimento de ficção científica era tão pouco que nem consigo lembrar hoje em dia...
De qualquer forma, como aconteceu com Os Três Patetas, depois de assistir à um filme atual, procurei acompanhar a série original. E fiquei maravilhosamente fascinada! Spock se tornou meu personagem favorito devido a sua capacidade de não expressar emoções, e me identifiquei um pouco com isso. Comecei a assistir a série original em abril do ano passado, mas como não tenho muito tempo para ver minhas séries favoritas, levei um ano para terminar a primeira temporada (estou agora assistindo o segundo episódio da segunda).
Não tenho nenhuma explicação sobre como tive conhecimento de Leonard Nimoy, mas não de Spock, mas acredito que, devido ao seu trabalho e legado, seu nome ficou conhecido apesar do que deu voz a ele. Sou a prova viva de que Leonard Nimoy não era famoso somente pelo Spock, mas também por ele mesmo. E ainda que eu não tivesse tantos exemplos de outros projetos em que ele estivesse envolvido, Nimoy era/é tão importante em nossa cultura que cresci conhecendo seu nome.

Leonard Simon Nimoy (26 de março de 1931 - 27 de fevereiro de 2015)
Vida Longa e Próspera... em nossos corações! _\\//

Nenhum comentário:

Postar um comentário